RO Engenharia > Notícias > Projeto estrutural: qual a importância de contar com um bom projeto?

    Projeto estrutural: qual a importância de contar com um bom projeto?

    Projeto estrutural oferece a base estrutural de toda a obra. Deve trazer quantidade e dimensão de materiais a serem utilizados, bem como prever a longevidade da edificação

    Um projeto estrutural visa analisar o terreno em que a obra será edificada, para que se opte pela estrutura que melhor lhe caiba, bem com determinará a busca pelos materiais adequados.

    Há estruturas específicas para diferentes tipos de solo, os quais demandam diferentes materiais como bambu, madeira, além dos convencionais em áreas urbanas como concreto e aço.

    Procura-se pré-dimensionamento dos elementos estruturais (lajes, vigas, pilares). Sua elaboração deve ser precisa.

    Segurança e durabilidade do imóvel estão condicionadas a um bom projeto estrutural. (Imagem: reprodução)

    O projeto estrutural se associa ao planejamento da fundação e estruturação da obra. Oferece em primeira instância, a segurança da futura edificação e numa segunda instância, os gastos financeiros e riscos possíveis. O projeto estrutural se acoplará a um projeto arquitetônico já desenvolvido e pleno.

    Com os dados estruturais tornados conceitos é preciso desenvolver a analise estrutural, que por sua vez dará enfoque a combinações de diferentes materiais, estes sujeitos a ação do tempo e do condicionamento climático.

    É objetivo do projeto estrutural, a longo prazo, evitar futuros desabamentos e rachaduras, bem como quaisquer outros problemas que podem danificar o arcabouço da residência ou prédio. A segurança dos moradores depende do projeto estrutural.

    Cálculo estrutural

    O sucesso do projeto estrutural depende da acurácia do cálculo estrutural desenvolvido pelo engenheiro projetista, atualmente valendo de softwares e programas específicos. Um cálculo estrutural errôneo pode demandar afundamentos de piso, quedas de revestimento, rachaduras em vigas e colunas ou mesmo desabamentos.

    Caso estes infortúnios aconteçam, tem-se prejuízos financeiros tanto para empresa projetista e executora, bem como para o contratante e futuros ocupantes da obra edificada. Um desabamento parcial ou total pode colocar em risco a integridade física daqueles que usufruirão da edificação.

    A quantidade de material a ser utilizado é determinada pelo projeto estrutural. (Imagem: reprodução)

    Devido ao aspecto da segurança dos ocupantes da obra edificada, o projeto estrutural tem no cálculo estrutural algo crucial. Ademais, tem-se como consequência do desenvolvimento do cálculo estrutural o dimensionamento dos gastos orçamentários, podendo buscar-se maior economia ou gasto necessário a ser despendido.

    Obtém-se a quantidade de material que deve ser usada, visando evitar desperdícios, além da definição de quantia e tamanho das vigas cabíveis a edificação.

    Documentações

    Com a estrutura detalhada, tem-se um conjunto de pranchas que conterão as informações necessárias para a obra ser executada. A Anotação de Responsabilidade Técnica (ou ART) deverá constar junto as pranchas ao ser apresentada para o contratante do serviço.

    Os tipos de empreendimento podem variar (residencial ou comercial) mas há elementos que imprescindivelmente devem compor a documentação como quantitativo de materiais, memorial de cálculo e memorial descritivo.

    Confira um modelo de projeto estrutural RO Engenharia

    – Para mais informações sobre projeto estrutural RO Engenharia, clique aqui!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *