Qual a importância do projeto hidrossanitário na obra residencial?
RO
Projeto hidrossanitário oferece funcionamento do abastecimento de água da residência, necessitando estar de acordo com legislação e normas da ABNT
O projeto hidrossanitário viabilizará distribuição de água da edificação residencial, o que inclui abastecimento de torneiras de pias em cozinhas e tanques em lavanderias, além do funcionamento dos banheiros da residência ou prédio.
Além de levar o conteúdo da caixa d’água a todos pontos necessários em seus respectivos cômodos, este projeto também tem objetivo de canalizar e distribuir água provinda de eventos climáticos (chuvas).
O projeto hidrossanitário precisa ter sincronia com o projeto estrutural e aspectos de sua instalação devem ser definidos ainda no estágio de planejamento da obra. Há necessidade dos mesmos estarem de acordo com normas rígidas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
O projeto hidrossanitário residencial determinará dimensões e localização do conjunto de componentes do sistema hidráulico em sua totalidade. Algo que inclui canalizações, aparelhos, conexões, peças especiais e acessórios que vão suprir ou afastar águas pluviais.
Cabe ao engenheiro projetista visar soluções inovadoras, sempre de acordo com as normas técnicas e de mercado. O projeto hidrossanitário deve equilibrar aquilo que é almejado pelo contratante do projeto e execução da obra, e aquilo que é exigido pelos parâmetros legislativos.
Sua instalação deve ser segura, eficiente e versátil de forma análoga ao ambiente em que está sendo acoplada.
Planejamento integrado ao projeto estrutural
Tal qual à integração entre projeto arquitetônico e estrutural, o projeto hidrossanitário é uma terceira face junto a estes dois projetos anteriores.
Uma integração perfeita do projeto hidrossanitário e projeto arquitetônico pode garantir liberação rápida e instalação adequada, antevendo ainda acidentes e erros de execução.
O estágio de projeção deve oferecer precaução e cálculo de risco em relação a futuros acidentes ou prejuízos, que demandem reformas ou consertos após anos de utilização.
Imagem destaque: Holdingthestars/Flickr
– Para mais informações sobre o projeto hidrossanitário RO Engenharia, clique aqui!