O projeto de um imóvel precisa englobar capacidade efetiva de prevenção contra incêndio
Na vida cotidiana atual, dependemos de inúmeros dispositivos, objetos e equipamentos condicionados a instalações elétricas. Aqui no Brasil também lidamos com problemas de estiagem que causam tempo seco por longos meses em regiões mais áridas. Logo prevenir nossos lares e das possibilidades indesejáveis de incêndio, é algo que um projeto bem elaborado, precisa oferecer.
O sistema anti-incêndio que oferece um conjunto de medidas preventivas pode onerar o custo total de qualquer obra. Mas faz-se imprescindível e indispensável, uma vez que a segurança dos ocupantes de qualquer imóvel não pode ser negligenciada.
Entretanto a implantação de um sistema preventivo contra incêndios, criará empecilhos e problemas a serem sanados a engenheiros e arquitetos. Pode-se optar por sistema anti-incêndio mais econômico, porém não se pode omiti-lo.
O sistema anti-incêndio pode determinar o fracasso ou êxito de um empreendimento. A edificação pode ser destruída pelo incêndio. Se a mesma ofereceu meios para seus ocupantes se salvarem do acidente, o projeto da obra em sua totalidade, foi perfeito até seu último segundo. Pensar num incêndio nunca é desejável, o que obriga o projetista a ser pragmático e realista.
A fatalidade sempre pode acontecer. Deve se evitar as perdas óbvias (vida dos ocupantes e patrimônio), mas é preciso evitar também perdas indiretas como ferimentos, transtornos psicológicos ou perdas financeiras. Trata-se de uma preocupação social.
Dever e ética
Segundo o engenheiro e ex-professor da Universidade Federal de Santa Catarina, João Carlos Sousa, em texto publicado no site Arch Daily Brasil, é preciso criticar duramente os projetistas que tomam a prevenção anti-incêndio enquanto um mero problema burocrático de atendimento de códigos, normas e legislações.
O cumprimento mínimo das normas anti-incêndio é dever. Segundo João Carlos os profissionais da área de engenharia e arquitetura necessitam ter domínio perfeito dos conceitos de procedimentos de segurança.
O engenheiro e professor João Carlos frisa que na construção civil a análise integral e consciente da segurança contra incêndios é parte fundamental do projeto arquitetônico necessitando ser efetivo e econômico.
Segundo João Carlos a segurança contra incêndios tem como objetivos fundamentais “a proteção da vida humana, com garantia de condições seguras de escape das pessoas, de preservação do patrimônio e da manutenção da estabilidade estrutural do edifício.”
Imagem de destaque: agoramt.com.br
Para mais informações sobre o conjunto de medidas para prevenção e combate a incêndio da RO Engenharia, clique aqui!