O projeto de um imóvel precisa englobar capacidade efetiva de prevenção contra incêndio
Na vida cotidiana atual, dependemos de inúmeros dispositivos, objetos e equipamentos condicionados a instalações elétricas. Aqui no Brasil também lidamos com problemas de estiagem que causam tempo seco por longos meses em regiões mais áridas. Logo prevenir nossos lares e das possibilidades indesejáveis de incêndio, é algo que um projeto bem elaborado, precisa oferecer.
O sistema anti-incêndio que oferece um conjunto de medidas preventivas pode onerar o custo total de qualquer obra. Mas faz-se imprescindível e indispensável, uma vez que a segurança dos ocupantes de qualquer imóvel não pode ser negligenciada.
Entretanto a implantação de um sistema preventivo contra incêndios, criará empecilhos e problemas a serem sanados a engenheiros e arquitetos. Pode-se optar por sistema anti-incêndio mais econômico, porém não se pode omiti-lo.
O sistema anti-incêndio pode determinar o fracasso ou êxito de um empreendimento. A edificação pode ser destruída pelo incêndio. Se a mesma ofereceu meios para seus ocupantes se salvarem do acidente, o projeto da obra em sua totalidade, foi perfeito até seu último segundo. Pensar num incêndio nunca é desejável, o que obriga o projetista a ser pragmático e realista.
A fatalidade sempre pode acontecer. Deve se evitar as perdas óbvias (vida dos ocupantes e patrimônio), mas é preciso evitar também perdas indiretas como ferimentos, transtornos psicológicos ou perdas financeiras. Trata-se de uma preocupação social.
Dever e ética
Segundo o engenheiro e ex-professor da Universidade Federal de Santa Catarina, João Carlos Sousa, em texto publicado no site Arch Daily Brasil, é preciso criticar duramente os projetistas que tomam a prevenção anti-incêndio enquanto um mero problema burocrático de atendimento de códigos, normas e legislações.
O cumprimento mínimo das normas anti-incêndio é dever. Segundo João Carlos os profissionais da área de engenharia e arquitetura necessitam ter domínio perfeito dos conceitos de procedimentos de segurança.
O engenheiro e professor João Carlos frisa que na construção civil a análise integral e consciente da segurança contra incêndios é parte fundamental do projeto arquitetônico necessitando ser efetivo e econômico.
Segundo João Carlos a segurança contra incêndios tem como objetivos fundamentais “a proteção da vida humana, com garantia de condições seguras de escape das pessoas, de preservação do patrimônio e da manutenção da estabilidade estrutural do edifício.”
Imagem de destaque: agoramt.com.br
Para mais informações sobre o conjunto de medidas para prevenção e combate a incêndio da RO Engenharia, clique aqui!
Dear Sir/Madam,
I came across your site and thought you may be interested in our blog production services.
I work with a team of hands on native English scribes and over the last close to a decade years we have written thousands of content pieces in almost every sector.
We possess tons of experience in web content writing, article writing, blog post writing, press release writing and any type of writing in general.
We can produce 5000 words every day. All our write ups are unique, professionally written and pass copyscape premium plagiarism tests.
We will be excited to partner with you by offering professional content writing services to your customers.
Please let me know if I should send some past samples.
Kind regards,
Team Lead
Skype account: patmos041