Praça CoFuFun em Tenri no Japão trás design arquitetônico incomum, tendo sido edificada a partir de concreto pré-moldado
Recentemente o site da revista Casa e Jardim deu destaque para a praça CoFuFun, construída na cidade de Tenri, na província de Nara no Japão. O projeto se valeu da técnica de manipulação de pré-moldados.
Segundo o site a estrutura da praça foi moldada a partir do concreto pré-moldado, tendo sido montada no local. Abrigando vários ambientes, a ideia era propôr construções similares em formato de discos côncavos ou convexos, compondo a praça.
Dentre os ambientes da praça CoFuFun há um café, uma banca para aluguel de bicicletas (algo comum nas metrópoles japonesas), algumas lojas, um quiosque de informações, uma área de lazer infantil (playground) e palco para atividades culturais.
O nome da praça remete a interpretações curiosas. O alfabeto japonês inclui três ideogramas diferentes katakana e hiragana, além do kanji que permite verter para o japonês caracteres ocidentais. Logo uma mesma expressão/palavra pode ter diferentes significados.
A cidade de Tenri é lembrada por antigos túmulos japoneses históricos, parecidos com catacumbas egípcias, chamados “kofun” (imagem abaixo), termo que também pode ser tomado enquanto sinônimo de “arquitetura”. A palavra “fufun” significaria algo como “cantarolar despreocupadamente”. Por isso CoFuFun.
O projeto da praça CoFuFun foi conduzido pelo arquiteto japonês Oki Sato, do estúdio Nendo. Confira mais imagens da praça CoFuFun na cidade de Tenri:
Perspectiva aérea da praça CoFuFun, destacando a estação de trem próximo à praça
Perspectiva interior onde é possível alugar bicicletas
Confira vídeo com imagens da construção da praça CoFuFun
- Leia sobre as diferenças entre os pré-moldados de madeira e concreto, clicando aqui!