RO Engenharia > Notícias > Concreto pré-moldado: utilização em construções de penitenciárias nos Estados Unidos

    Concreto pré-moldado: utilização em construções de penitenciárias nos Estados Unidos

    Nos Estados Unidos o concreto pré-moldado tem sido utilizado até em construções de presídios

    O site da Wells Concrete norte-americana deu destaque à utilização de concreto pré-moldado, na construção de penitenciárias nos Estados Unidos.

    As vantagens são as mesmas oferecidas pela utilização da técnica, quando aplicadas a outros tipos de construções. Confira:

    Durabilidade

    O concreto pré-moldado exige pouca ou nenhuma manutenção, algo que se aplicado no Brasil garantiria ganho considerável, uma vez que a edificação demandaria poucos custos de manutenção ao estado.

    Com danos cotidianos contidos o concreto pré-moldado garante resistência à umidade (chuvas ou inundações). Nos EUA a resistência garante durabilidade inclusive a invernos rigorosos com incidência de neve.

    O processo de congelamento e descongelamento da estrutura também impõe problemas de umidade, muito pequenos perante a resistência do pré-moldado.

    Estética

    O concreto pré-moldado pode ser combinado com elementos diferentes, além de possibilitar tonalidades e pigmentações variadas. A versatilidade visual observada com a utilização do pré-moldado a construções sofisticadas, também pode ser aplicada na edificação das penitenciárias.

    Otimização do tempo da obra

    O citado inverno rigoroso é um problema nos EUA. A utilização da construção pré-moldada pode tornar a edificação do projeto muito mais rápida, evitando a exposição dos profissionais e material aos danos do inverno com neve.

    Centro de detenção de Mountrail County (Dakota do Norte/EUA) em construção (imagem: Wellls Concrete)
    Centro de detenção de Mountrail County (Dakota do Norte/EUA) em construção (imagem: Wellls Concrete)

    Além do tempo reduzido da obra, o volume de material e consequentes resíduos é menor do que o exigido pelas construções convencionais. Se aplicado no Brasil, presídios em concreto pré-moldado poderiam ser levantados rapidamente, solucionando problemas de super lotação carcerária.

    Estrutura que permite expansão

    O projeto de uma penitenciária em concreto pré-moldado pode prever uma expansão futura, em caso de necessidade de mais espaço. O pré-moldado tem necessidade menor de utilização de colunas e suportes adicionais.

    Wabasha County Justice Center em Minnesota/EUA (imagem: Wells Concrete)
    Wabasha County Justice Center em Minnesota/EUA (imagem: Wells Concrete)

    Os painéis finais podem ser removidos, em nome de expansão, com estes painéis finais sendo reinstalados quando a ampliação estiver conclusa. Se utilizado no Brasil, o problema de super lotação carcerária realmente seria sanado.

    Capacidade anti-incêndio

    O concreto pré-moldado não possibilita combustão, revelando considerável capacidade anti-chamas. Em caso de incêndio as chamas tem pouca possibilidade de propagação, eliminando chances de desabamento.

    Agentes penitenciários e população carcerária tem garantidos maior proteção. Mais uma vez, se a técnica fosse utilizada em presídios no Brasil, os problemas de incêndios em rebeliões, seriam amplamente reduzidos.

    Capacidade térmica e auto-suficiência energética

    Os painéis de concreto pré-moldado dispostos em “sanduíche”, garantem isolamento e consequente possibilidade de aquecimento. Nos EUA este ganho é vantajoso pois a própria estrutura conserva o calor, algo necessário durante invernos rigorosos. O concreto pré-moldado pode acumular energia solar.

    • Para ver quatro motivos que estão levando os engenheiros americanos a optarem apenas pelo concreto pré-moldado, clique aqui!

    One thought on “Concreto pré-moldado: utilização em construções de penitenciárias nos Estados Unidos

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *