A casa revolucionária Crete House apresenta sistema de aquecimento solar e foi desenvolvida por alunos da Universidade de Washington
O site da revista americana Builder deu destaque a projeto de casa sustentável, construída a partir de concreto pré-moldado. O projeto é um dos vários que disputaram a competição Solar Decathlon, voltada a inovações na engenharia civil, e que aconteceu na primeira quinzena de outubro, em Denver (EUA).
O projeto é chamado de Crete House (“crete” possivelmente em alusão a “concrete” ou concreto, em inglês) e foi desenvolvido por estudantes da Universidade de Washington em St. Louis. Segundo os estudantes o projeto pode se tornar usual e popular em 100 anos.
A estrutura da Crete House se dá a partir do concreto pré-moldado, porém valendo-se do concreto UHPC (Ultra-High Performance Concrete ou “concreto de ultra alta performance). O inovador concreto UHPC é composto de fibra de metal, sendo mais leve e resistente que o concreto convencional.
O concreto UHPC pode atuar como massa térmica, acumulando e liberando energia solar. A casa se vale de painéis de concreto pré-moldado de 40 centímetros, além de 13 centímetros de isolamento, mais painéis de ¼ de polegada do citado concreto UHPC.
Como funciona?
Dentre os atributos da Crete House elenca-se a proteção contra incêndios e eventos climáticos extremos. Umidade, mofo e presença de insetos são reduzidas. Os painéis de concreto pré-moldados têm parafusos ao invés das soldas convencionais, algo que simplifica sua montagem.
Na parte exterior a casa apresenta calhas de concreto se estendendo a partir da estrutura principal. As mesmas comportam estrutura de sombreamento sobre as partes ao ar livre.
Tais calhas captam em direcionam água da chuva via bombeamento, para ser utilizada nas plantas. O sistema permite hidroponização, ou seja é possível cultivar uma horta no quintal da Crete House. Na parte interna a Crete House oferece sistema geral de aquecimento e resfriamento, tanto no solo quanto no teto.
Os painéis de concreto que absorvem energia solar mantém tubulação interna contendo água quente, que por sua vez pode ser redistribuída pela casa. O bombeamento proposto oferece água quente para o sistema geral e água quente ou refrigerada para uso doméstico.
Segundo a Builder os criadores da Crete House são dois pesquisadores do centro Tyson de pesquisa da Universidade de Washington.
Confira imagens do projeto da Crete House:
Perspectiva externa da Crete House
Perspectiva interna da Crete House
(Imagem de destaque: DOE/WU)
- Para ler sobre a muralha de concreto pré-moldado resistente a tempestades e furacões, clique aqui!