Saiba mais sobre diferentes opções de revestimentos para serem usados em banheiros
Numa edificação os banheiros são caracterizados por serem áreas expostas a condições de umidade. Logo é necessária cautela na hora de escolher quais revestimentos utilizar em pisos e paredes que vão constituí-lo.
A projeção de um banheiro deve equilibrar bom projeto estético com devidas especificações técnicas. A constituição dos pisos exige material de maior durabilidade e resistência. É preciso atenção com informações técnicas de aparelhos e equipamentos que serão instalados em áreas internas molhadas. Alguns materiais podem clamar por tratamento especial como impermeabilização.
No caso de reforma de banheiro é recomendada a utilização de tinta epóxi, ao invés de papel de parede e tintas comuns. O epóxi garante fácil manutenção e alta resistência química. Para banheiros pequenos recomenda-se a utilização de tonalidades claras, incorporação de espelhos e utilização da luz natural.
Em se tratando de ladrilhos cerâmicos é necessário optar pelo material que se adequará as especificações técnicas, bem como às exigências de seu usuário.
Confira algumas opções de revestimentos
Pedras
Utilização de pedras naturais garante um estilo clássico e sofisticado. Seu uso geralmente se dá em bancadas, mas pode ser utilizado também em pisos e paredes. Os tipos de pedras geralmente utilizados são pedra calcária, ardósia, mármore, granito e até pedra do rio.
Entretanto a utilização de pedras exige cuidados específicos após terminada a obra. As pedras podem manchar facilmente. A instalação deste material exige mão de obra qualificada e especializada.
Porcelanato
O uso de porcelanato é algo bastante comum no mercado atual. O material pode equilibrar custo e resistência. O porcelanato oferece textura similar às pedras naturais e madeira. Este material é menos escorregadio que azulejos, além de absorverem menos água.
Além dos banheiros utiliza-se o porcelanato na constituição de bancadas também de cozinhas. De qualquer forma, o uso do porcelanato pode apresentar preço superior a outros tipos de revestimentos mais populares. Sua instalação exige mão de obra especializada.
Cerâmica
A cerâmica representa o tipo de revestimento mais comum atualmente, devido ao preço acessível. O material ainda oferece variedade diferenciada de formas, cores e dimensões.
Não se recomenda utilização de ladrilhos de cerâmica dotados de resistência inferior ao PEI 3 (PEI: índice mensurador da resistência do ladrilho conjugado a uso diário e tráfego). Em alguns casos é necessária aplicação de antiderrapante, dada a característica escorregadia do material.
Pastilhas
As pastilhas podem ser encontradas em tamanhos variados, logo podendo ser configuradas de formas diferenciadas. É possível encontrar no mercado mosaicos de metal, cerâmica, vidro, pedras ou mesmo plástico reciclado. Alguns projetistas buscam design único, personalizado pelas exigências de diferentes projetos.
A contra indicação do uso de pastilhas se dá na pouco recomendada aplicação em pisos, devido a baixa resistência a impactos. Por serem peças pequenas há exigência da utilização de rejunte. Sua manutenção e limpeza posterior a obra finalizada exige cuidados.
Ladrilho hidráulico
O ladrilho hidráulico pode garantir resultados finais diferenciados, mesmo se utilizados modelos preexistentes. Pigmentações e misturas podem oferecer alguma exclusividade ao projeto. Essa opção pode ser aplicável a ambientes rústicos, ou mesmo num projeto contemporâneo, conclamando formas geométricas.
Se o ladrilho hidráulico for fabricado a mão recomenda-se cuidado na instalação. Limpeza e manutenção com a obra finalizada também exige precauções em relação a manchas. O custo do material se vê condicionado a número de peças. Desta forma quanto mais peças, mais oneroso será o custo final.
Vinílico ou PVC
É comum a utilização do vinílico nos pisos de salas e quartos. A opção por este material também em banheiros pode oferecer uma integração visual no projeto arquitetônico. O vinílico é constituído pelo composto de cloreto de polivinila, o popular PVC. Este material garante impermeabilidade além de fácil limpeza.
Entretanto a opção pelo vinílico requer atenção em caso de mobília pontiaguda ou pesada. Estes elementos podem marcar sua superfície. O vinílico pode descolorir em caso de excessiva exposição ao sol.
– Para mais informações sobre projetos hidrossanitários RO Engenharia, clique aqui!