Nos EUA construções de residências em concreto pré-moldado são consideradas a solução mediante problemas climáticos intensos
No último mês de outubro o site da NPCA (National Precast Concrete Association ou “associação do concreto pré-moldado” dos EUA) , destacou debate acerca de construções que podem resistir a eventos climáticos intensos.
O debate se fez necessário devido aos furacões Harvey e Irma, que assolaram os EUA recentemente. Entretanto o problema afeta o país frequentemente, sendo que a NPCA recorda danos causados pelo super furacão Sandy, ocorrido em 2012.
Procura-se por técnicas que tragam não apenas edificações resistentes, mas também construções que permitam reparos fáceis de serem feitos.
A casa do futuro será de concreto pré-moldado
A NPCA mencionou detalhe observado pela revista americana Precast Solutions. A tendência é que haja nova geração de casas de concreto pré-moldado. Seu custo é menor que o exigido pelas construções pré-moldadas de madeira.
Permite nível maior de isolamento mediante fluxo de calor (algo que os americanos chamam de “valor R”). Sua capacidade de resistência física é superior. Segundo a associação, o número de casas de madeira destruídas pelos furacões Harvey e Irma foi imenso.
Logo, engenheiros e autoridades americanas provavelmente recomendarão construções em concreto pré-moldado, nas áreas que podem ser afetadas por grandes problemas climáticos.
Após o furacão Sandy assolar Nova Jersey em 2012, a maioria das construções que resistiram eram em concreto pré-moldado. Os dados foram constatados pela Northeast Precast, principal construtora daquela região.
Presidente da Northeast, John Ruga, afirmou que proprietários de casas de concreto pré-moldado construídas por sua empresa, preocuparam-se apenas com a limpeza dos imóveis após o furacão de 2012.
Vantagens, designs atrativos e segurança
A NPCA ressalta que o design das casas de concreto pré-moldado pode ser adequado ao desejo do consumidor por diferentes estilos, além de todas as vantagens oferecidas e comprovadas.
Mas acima de tudo a associação frisa que a segurança do consumidor é a principal vantagem da opção pelo concreto pré-moldado.
Imagem destaque: precast.org
- Para ler sobre a Crete House, a casa sustentável, clique aqui!