O projeto do National Museum da Polônia foi premiado no World Architecture Festival em 2016
O site da revista Casa Vogue deu destaque para o design arquitetônico do National Museum de Estetino, cidade a noroeste da Polônia, país do leste europeu. O projeto concluído em 2016 tem estrutura edificada a partir da técnica de manipulação do concreto pré-moldado, única e exclusivamente.
A entrada do National Museum polonês sugere uma edificação subterrânea, com sua porta escamoteada numa passagem que corta a calçada, a qual por sua vez configura uma área de lazer. Todo acervo do museu está contido no subsolo.
A localidade está nas proximidades do Philharmonic Hall polonês e o intento do projeto era ter um museu contemporâneo, que não ofuscasse o lendário anfiteatro e ponto turístico inaugurado em 1948. O Philharmonic Hall abriga os concertos da orquestra filarmônica Mieczyslaw Karlowicz.
O projeto do National Museum é do arquiteto polonês Robert Konieczny. A edificação foi nomeada “o prédio do ano” em 2016 pelo prêmio World Building of the Year (ou “prédio mundial do ano”), entregue no World Architecture Festival (“festival mundial de arquitetura”).
O World Architecture Festival é realizado desde 2008, tendo sido sediado em diferentes países. A edição 2017 ocorrerá em novembro em Berlim (Alemanha), local sede pelo segundo ano consecutivo.
Confira mais imagens:
Criança corre diante da porta de entrada do National Museum
Setor reservado para o acervo do National Museum
Perspectiva de uma escadaria interna do National Museum
Perspectiva externa do National Museum
- Para ler sobre as vantagens das construções pré-moldadas, clique aqui!